O que é CPF?

O que é CPF ou Cadastro de Pessoas Físicas? O CPF serva para o que? Essas são perguntas que todos nós fazemos quando escutamos falar pela primeira vez sobre o CPF.

Neste artigo iremos responder à algumas dúvidas sobre o CPF, para que você não fique na dúvida na próxima vez que alguém falar sobre o CPF.

O que é CPF?

O CPF ou Cadastro de Pessoas Físicas é um documento emitido pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda. Este documento é um banco de dados aonde é armazenado informações cadastrais de contribuintes obrigados a ter o documento(incluindo estrangeiros vivendo no Brasil) ou mesmo cidadãos que solicitaram voluntariamente o CPF(Cadastro de Pessoas Físicas). O CPF(Cadastro de Pessoas Físicas) possuí somente 11 dígitos e jamais é alterado, com exceção de decisões judiciais ou administrativas. Apesar de não ser obrigatória a posse do CPF(Cadastro de Pessoas Físicas), este é muito utilizado em diversas ocasiões como em Instituições Financeiras, Empresas Privadas e Públicas, Órgãos do Governo e em diversas outras situações, já que o CPF(Cadastro de Pessoas Físicas) é utilizado como forma de identificação de pessoas físicas.

Qual a idade mínima para solicitar o CPF?

  • Não tem uma idade mínima para solicitar o CPF(Cadastro de Pessoas Físicas). Até mesmo recém-nascidos ou mesmo pessoas falecidas podem solicitar o documento.

O CPF serve para o que?

  • Inicialmente o CPF(Cadastro de Pessoas Físicas) era utilizado pela Receita Federal para identificação das Pessoas Físicas obrigadas a realizar a declaração de Imposto de Renda. Hoje em dia o CPF é utilizado para outros fins, além de identificação na declaração do Imposto de Renda. Ele é amplamente utilizado por empresas públicas e privadas na hora de realizar um cadastro ou mesmo solicitar um atendimento. O CPF é utilizado pelas empresas e órgãos públicos para identificar Pessoas Físicas.
  • O CPF(Cadastro de Pessoas Físicas) também é utilizado para identificar cidadãos que estão com algum tipo de problema de crédito. Instituições como o Serasa, SPC(Serviço de Proteção ao Crédito), o Banco Central e entre outros, utilizam o CPF(Cadastro de Pessoas Físicas) para identificar devedores.

Onde encontro mais informações sobre o CPF(Cadastro de Pessoas Físicas)?

Espero ter respondido para você o que é CPF e para que serve o CPF.

Caso tenha gostado do artigo ou ficou com alguma dúvida, coloca aqui embaixo os seus comentários que iremos responder o mais breve possível.

2 thoughts to “O que é CPF?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *