Regularizar CPF de forma rápida e prática! Clique aqui e saiba mais.

Como regularizar o CPF é uma dúvida muito comum entre brasileiros que estão com a situação cadastral do seu CPF irregular.

Aprenda nesse artigo o que é necessário para realizar a regularização do CPF.

Como saber se o meu CPF está regular?

Primeiramente, para saber o seu CPF está pendente de regularização, verifique se você não deixou de entregar nenhuma Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

Você pode fazer a consulta se há alguma pendência através do site da Pesquisa de Situação Fiscal. Nessa pesquisa será informado eventuais pendências , assim como o que deve ser feito para regularizá-las.

Ou você também pode ir diretamente a uma unidade de atendimento da Receita Federal do Brasil para consultar se existe alguma pendência no seu CPF, portando algum documento de identidade com foto.

Após a pesquisa, se for constado que você deixou de entregar alguma Declaração do Imposto de Renda, basta entregar a declaração devida que a situação será regularizada.

Para ajudar você, clique aqui para ter acesso aos programas da Receita Federal, assim como de informações necessárias para o preenchimento e envio da declaração de Imposto de Renda.

Caso você não tenha nenhuma declaração devida, realize uma consulta da situação cadastral do seu CPF através do site da Receita Federal.

Basta informar o seu CPF e a data de nascimento para ter acesso as informações.

Entendendo a situação cadastral do CPF!

Ao realizar a consulta do CPF através do site da Receita Federal, será apresentado para você a situação cadastral do CPF.

Abaixo detalharemos cada possível situação em que o seu CPF pode se encontrar.

  1. Regular: o seu CPF não tem nenhum problema cadastral.
  2. Pendente de Regularização: o CPF Pendente de Regularização, indique você deixou de entregar alguma declaração do Imposto de Renda.
  3. Suspensa: cadastro incorreto ou incompleto.
  4. Cancelada: o CPF pode ter sido cancelado por duplicidade, decisão administrativa ou falecimento.
  5. Nula: ocorreu fraude na inscrição.

Como regularizar o CPF pela internet?

Você pode regularizar CPF pela internet sendo que essa é uma das formas mais práticas e também é gratuita, porém é necessário que você possua o título de eleitor.

Para poder regularizar o CPF pela internet, você deve acessar o site da Receita Federal e preencher os dados solicitados.

Como faço para regularizar meu CPF suspenso?

  • Pela internet de forma gratuita, desde que possua título de eleitor, através do site da Receita Federal para regularizar CPF.
  • De forma presencial através de uma unidade de atendimento das entidades conveniadas à Receita Federal, como Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, porém será necessário pagar uma taxa de R$5,70.
  • Através de representações diplomáticas brasileiras no exterior de forma gratuita.
  • Ligando para o número +55-11-3003-0146, desde que você esteja residindo no exterior. Não será necessário pagar nenhuma taxa, a não ser o custo da ligação internacional.

Como regularizar o CPF suspenso de residentes no exterior?

  • Através de representações diplomáticas brasileiras no exterior de forma gratuita.
  • Ligando para o número +55 11 3003 0146, desde que você esteja residindo no exterior. Não será necessário pagar nenhuma taxa, a não o custo da ligação internacional.
  • Pela internet através do site da Receita Federal do Brasil, sendo necessário que você tenha o título de eleitor.
  • Através de alguma unidade de atendimento da Receita Federal.

Quais documentos necessários para regularizar CPF suspenso?

Caso você faça a regularização através da internet, então será necessário somente o número do CPF e o título de eleitor.

Quanto tempo leva para regularizar CPF?

Se o seu CPF estiver suspenso, ele estará regularizado após concluir o atendimento em uma unidade conveniada, na Receita Federal, ou após a solicitação pela internet.

Se você estiver devendo alguma declaração de Imposto de Renda, o seu CPF será regularizado após o processamento das declarações devidas.

Como regularizar CPF de um parente falecido?

Há duas formas de regularizar CPF de um parente falecido.

A primeira, se ele ainda é obrigado a declarar o imposto de renda, basta realizar as declarações devidas.

Caso contrário, será necessário regularizar CPF presencialmente em alguma unidade de atendimento da Receita Federal.

Será também necessário apresentar algum documento com a data de óbito, documento de identificação do falecido, documento que ateste a legitimidade do solicitante, assim como o documento de identidade com foto do solicitante.

Onde encontro mais informações?

O site da Receita Federal responde à diversas dúvidas sobre como regularizar CPF. Sendo ele a grande fonte de nosso artigo.


Caso tenha gostado do artigo ou ficou com alguma dúvida, deixe aqui embaixo o seu comentário que iremos responder o mais breve possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *